Salário de Au Pair na França: Dá pra viver?

Qual é o salário de uma Au Pair na França?

Nós chamamos de “argent de poche” em francês. Seria algo como “dinheiro de bolso”, ou “mesada”.

O mínimo estipulado pelas regras do programa francês são 320 euros por mês, para trabalhar por 25 horas semanais.

NÃO ACEITE MENOS QUE 320!

E agora vem a questão, dá pra viver com esse valor?

Dá. Obvio que se muitas Au Pairs vivem com esse valor, é porque dá. Se não der, a gente faz dar. HAHA

Mas falando sério, depende de muitos fatores. E diferente do au pair nos Estados Unidos que é baseado em consumismo. Na frança o estilo é diferente. Então se você pretende comprar vários eletrônicos e acumular bolsas e sapatos, o programa na França talvez não seja o ideal para você.

Na França eu acredito que você precise ter uma prioridade. Minha prioridade era viajar. E eu conheci 16 países no meu tempo de au pair.

Se a sua prioridade for aprender francês, indico que você só feche o contrato com uma família que esteja oferecendo pagar seu curso de francês. Porque isso é opcional. Você não é obrigada a estudar sendo au pair na França. E a família não é obrigada a bancar o seu curso. Tudo é negociação e muitas famílias aceitam sim bancar o curso de francês.

Posso fazer outros cursos além do curso de francês?

Não é comum ter outros cursos direcionados para a au pair, como acontece nos Estados Unidos. Mas é possível fazer cursos livres, graduação ou mestrado ao mesmo tempo que faz o au pair.

Você pode fazer tanto presencial, como a distância. Existem diversos sites onde você pode encontrar o melhor curso dentro da área que você procura.

No caso de ser um curso presencial, você precisa, obviamente, encaixar os horários de aulas com os horários que você trabalha para a família como au pair.

Para o visto, não tem nenhum impedimento de estar com o visto de au pair e estudar. As Universidades não pedem isso na lista de documentos.

O maior impedimento pode acontecer por conta do idioma, já que para graduação ou mestrado você precisa comprovar um nível de francês.

Os preços para graduação ou mestrado são bem acessíveis para o salário de au pair.

Cursos de graduação custam em torno de 200 euros no ano, e de mestrado, 300 euros no ano.

Uma vez terminado os dois anos de au pair, você pode continuar estudando, porém você é obrigada a mudar de visto, para visto de estudante. Nesse caso, precisa de um sponsor ou comprovar dinheiro em conta para se manter no país enquanto estuda.

E possível juntar dinheiro no meu ano de Au Pair na França?

Sim, pode ser possível. Se você decidir fazer trabalhos extras.

Fazer extra é muito comum para as meninas que vem para a França como au pair. Porque trabalhando apenas 25h por semana, acaba sobrando tempo.

O extra pode ser para sua própria família, em forma de babá, ou limpeza, ou passear com o cachorro… inúmeras possibilidades.

Ou você pode conseguir trabalhos extras pelo site do nounoutop. E um site bem legal que você fornece seus horários livres e ele encontra famílias que esteja buscando por babás naqueles horários. Você pode até conseguir extras fixos, já vi anúncios de: buscar as crianças na escola toda quinta-feira.

No meu primeiro ano eu fazia muitos extras e assim, tinha uma renda em torno de 600 euros por mês.

Além disso a família bancava meu curso de francês. Porém, minha meta não era juntar dinheiro, e sim viajar. Então foi o que eu fiz.

Quais são meus gastos mensais como Au Pair?

Obrigatoriamente você tem alojamento e comida que deverão ser bancados pela família.

Todo o resto é sua responsabilidade. Itens de higiene pessoal, conta de celular, curso de francês, viagens, baladas, transportes….

Ou seja, quanto melhor você conseguir negociar com a família, mais benefícios você pode obter e mais dinheiro você vai economizar.

Para conhecimento, os meus gastos no primeiro ano eram:

· 19 euros pelo plano mensal de celular (existem mais baratos)

· 99 euros o curso de francês por mês

· 20 euros por mês para higiene pessoal (shampoo e condicionador por 8, sabonete por 4, pasta de dente 3, absorvente 3)

· Transporte. Em Paris existe o passe Navigo, que custa 75 euros por mês para se locomover por onde quiser. No meu caso, moro na fronteira com a Suiça e uso o SwissPass para meia tarifa, que custa 185 fr. por ano. (Vale a pena verificar quanto custa o transporte na região que você vai morar).

· Saúde: O sistema de saúde não é gratuito. Com a carta vitale você vai pagar apenas uma porcentagem da consulta (exemplo, para uma consulta no clinico geral que custa 25 euros, você pagará apenas 7 euros, o resto será coberto pela carta vitale). A carta vitale você vai obter gratuitamente. Porém, existe um plano de saúde que se você pagar uma tarifa mensal, ele vai cobrir o que a Carta vitale não cobrir. Ele chama Mutuelle. E no meu plano são 23 euros por mês.

· Total de gastos por mês: 236 euros. Considerando o passe de transporte de Paris. Então, se você recebe apenas 320 euros por mês, nesse caso te sobraria menos de 100 euros por mês. É até possível sobreviver com essa quantia, mas significaria que você não poderia sair para se divertir ou viajar com frequência. Então é muito importante conseguir negociar bons benefícios com a família, para que te sobre uma quantia razoável para se divertir e viajar.

Todos os gastos acima (exceção de higiene pessoal) eram bancados pela minha Host Family. Por esse motivo eu conseguia juntar dinheiro para viajar bastante e ainda consegui aprender francês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s