Fazer um diploma por experiência

Hello Guys!

Falei pra vocês lá no Instagram, que estou começando meu processo de validação por experiencia na área da educação infantil. Usando minha experiencia de Au Pair, para tentar um diploma e conseguir trabalhar em escolinhas ou creches. Então, agora vou contar um pouquinho mais sobre isso.

Decidi fazer esse post agora, porque o processo em si leva entre 6 meses e 1 ano. Então quando eu terminar, vou vir aqui contar como foi e fazer uma complementação deste post.

O que é o programa de validação por experiência?

O VAE ou Validation des Acquis de l’Expérience é um procedimento que permite a qualquer instituição de ensino francesa conceder diplomas parcial ou totalmente com base na experiência profissional. Um portfólio de realizações e experiência de trabalho do candidato é apresentado a um comitê da instituição educacional.

Qualquer pessoa, independentemente da sua idade, nacionalidade, status e nível de treinamento, que possa comprovar pelo menos 1 ano de experiência diretamente relacionada à certificação em questão, pode se inscrever para VAE. Esta certificação, que pode ser um diploma, um título ou um certificado de qualificação profissional, deve estar inscrita no Diretório Nacional de Certificações Profissionais (RNCP).

Qual é o objetivo?

· Obter a certificação

· Tornar sua certificação consistente com seu nível de responsabilidade
· Validar a sua experiência
· Ter suas habilidades reconhecidas
· Obter um nível de qualificação que permite o acesso a um treinamento de nível superior ou para se inscrever em uma competição

Como funciona ?

Você envia ao ministério ou ao organismo de certificação um arquivo que descreve sua experiência. Então, dependendo da certificação, você será colocado em uma situação profissional perante um júri ou apresentará seu processo a eles. Em ambos os casos, o júri se reunirá com você e tomará uma decisão sobre a validação total, parcial ou recusada. Todo o processo dura entre oito e doze meses (desde a definição do projeto até os testes de validação perante o júri).

A certificação obtida através do VAE tem o mesmo valor que a obtida através da formação. A realização de um processo de VAE não se resume a uma simples formalidade, exige um verdadeiro envolvimento e motivação da sua parte para enfrentar este desafio.

Como começar?

Acesse o site do órgão responsável: http://www.vae.gouv.fr/ e veja as informações, principalmente sobre o aconselhamento para o dossiê.

Você precisa fazer seu cadastro no site e montar um projeto.

ETAPAS

1 – Faça um balanço da sua situação atual e monte seu projeto

Reúna todas as informações relativas a sua experiencia. Datas, provas, arquivos etc.

Você pode entrar em contato com um Centro de Aconselhamento sobre Validação de Aprendizagem Prévia (PRC), que vai te ajudar a fazer um balanço de sua situação e definir melhor seu projeto profissional. É basicamente um conselheiro, que vai te ajudar a montar seu projeto e analisar sua situação.

2 – Valide seu projeto VAE

3- Escolha a certificação que deseja

Essa parte não é fácil, e provavelmente você precisará da ajuda do conselheiro. Além de escolher qual a área da certificação, você precisa saber em qual tipo de certificação você se encaixa melhor de acordo com as sua experiencia.

Existem três categorias de certificações.

· Diplomas e títulos profissionais emitidos em nome do Estado: certificado de aptidão profissional (CAP), Bac pro, Certificado de técnico agrícola superior (BTSA), Título profissional (TP)

· Diplomas e títulos profissionais emitidos por certas organizações em seu próprio nome: diplomas elaborados por organizações privadas de formação, diplomas do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM) ou GRETA, diplomas universitários (DU)

· Certificados de qualificação profissional (CQP) emitidos por ramos profissionais em nome próprio: auxiliar administrativo e comercial no setor imobiliário, creche em casa no ramo do emprego familiar

4- Envie o seu dossiê

Eu entendi bem que você não deve fazer seu processo sozinho. Peça ajuda no aconselhamento e depois você provavelmente vai ser direcionado para o órgão de certificação, para verificar se você está nos conformes antes de depositar seu dossiê.

O pedido de validação deve ser dirigido ao ministério ou organismo que emite a certificação daquela área. Você só pode enviar uma inscrição por certificação e até três inscrições para certificações diferentes no mesmo ano civil.

Nessa etapa vai ter um formulário para preencher.

O formulário “pedido de admissibilidade de validação da experiência adquirida”

Como é composto o dossiê?

É composto por 4 seções.

Um formulário de inscrição devidamente preenchido com assinatura manuscrita ou eletrônica.

Documentos relativos à duração da experiência em função do diploma em causa (profissional, associativo, voluntário, sindical, eleitoral, etc., bem como os períodos de formação inicial ou contínua em ambiente profissional).

Os documentos comprovativos devem ser anexados (ver tabela abaixo).

Um certificado de honra de que apenas um dossiê de validação (VAE) foi submetido para certificação, para o ano civil atual.

Status do trabalhoDocumentos de comprovação
Empregado, assalariadoRecibo de salario
Atestados do empregador (tipo carta de recomendação)
Trabalhadores por conta própria
(autônomos)
Dependendo da sua situação
Declarações fiscais
Declarações de existência URSSAF
Extratos de K bis (atividades comerciais) ou
D1 (atividades artesanais)
Beneficente / Sindicato / Oficial eleito localCertificado assinado por duas pessoas da associação ou sindicato, com autoridade de assinatura ou delegação.
VoluntárioCertificado da organização empregadora
Contrato de voluntariado associativo
Esportista alto nível Inscrição na lista de atletas de alto nível

O arquivo é submetido ao organismo certificador nas suas próprias condições. Alguns organismos de certificação podem solicitar documentos específicos a mais para constituir este arquivo de admissibilidade. No ensino superior, o formulário de candidatura é acompanhado de um arquivo que inclui, para além dos diplomas, certificados e todos os restantes documentos que permitem ao júri de validação avaliar a natureza e o nível dos estudos.

Inclui também:

o anexo descritivo do diploma,

certificados que atestam os créditos europeus representativos dos estudos seguidos quando estes foram realizados no quadro definido pela União Europeia para favorecer a mobilidade de um Estado europeu para outro.

5- Dossiê aceito

Uma vez obtida a notificação de admissibilidade, você deve solicitar e se preparar para a validação pelo júri.

Esta validação é baseada no exame do arquivo de validação que você elaborou.

Este arquivo permitirá ao júri avaliar se você adquiriu as habilidades exigidas para a certificação.

Para completar o exame deste processo, o júri pode convidá-lo para uma entrevista e, para certas certificações, propor uma situação profissional real ou reconstituída.

6- Seu pedido de validação é submetido ao júri.

Quem organiza os júris?

Cada entidade certificadora é responsável por constituir seu júri. É, portanto, ele quem decide as datas das sessões de validação e quem as envia para você.

Como ele faz isso?

Com base no seu arquivo de validação e, dependendo da certificação, uma situação profissional, o júri avalia as competências adquiridas ao longo da sua experiência. Ele verifica se eles correspondem aos exigidos pelo organismo de certificação.

A entrevista permite que o júri tenha informações adicionais. Cabe a você defender sua causa!

Que decisões ele pode tomar?

· Validação total: você obtém certificação total. Você é notificado da decisão.

· Validação parcial: você obtém parte da certificação. É adquirido definitivamente. a parte é identificada e visa a futura aquisição de um ou mais blocos de habilidades. O júri identifica as aptidões, competências e conhecimentos que serão objeto de avaliação complementar necessária à obtenção do diploma, título ou certificado de qualificação. A decisão é notificada pelo organismo de certificação.

· Recusa de validação: o seu conhecimento não corresponde ao nível de competências e conhecimentos exigidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s