Sistema de saúde na França

O sistema de saúde é público, mas não é gratuito. (DEFENDAM O SUS!)

A consulta com o médico é paga, porém parte do valor é coberta pelo governo. Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma Carta Vitale, com um número de Sécurité Sociale.

Essa Carta Vitale é feita de forma gratuita, porém a burocracia e a demora são enormes. A minha levou 7 meses para eu receber. Já vi gente ficar mais de um ano esperando. É por esse motivo que você deve ter um seguro saúde ao sair do Brasil.

É esse cartão verde que vai te permitir ir no médico e pagar pouco por isso.

Exemplo: uma consulta no clinico geral, custa cerca de 25 euros. Se você apresentar a Carta Vitale, você vai pagar apenas 7 euros. Geralmente o governo vai cobrir 70% do valor.

Se você não quiser pagar nada pela consulta, existe uma opção de fazer um tipo de “convenio” como a gente chama no Brasil. É um cartão opcional, que tem vários planos dependendo do que você quer ter acesso. Ele chama “Mutuelle”.

Existem planos que cobrem até dentista, oculista, etc.

O plano mais básico, para cobrir só algumas consultas e medicamentos, custa 23 euros por mês, pela minha cotação.

Ou seja, se você tiver a Carta Vitale e a Mutuelle, para uma consulta no clinico geral você não vai pagar nada. Porém terá o custo de 23 euros por mês referente ao convenio da Mutuelle.

Na compra de medicamentos é a mesma coisa. A carta Vitale vai cobrir uma parte e outra parte pela Mutuelle.

Se você é alguém que costuma ir bastante no médico e comprar remédios, compensa muito fazer uma Mutuelle. Eu não fiz no meu primeiro ano, mas só fui no médico uma única vez.

Algumas vezes que eu fui comprar remédios ou fazer uma consulta, tive que pagar tudo, e pedir reembolso pela Carte Vitale. Para ser reembolsado, você precisa ter uma conta em banco com um IBAN francês.

SOLICITAR A CARTA VITALE

Para solicitar sua Carta Vitale, você tem que preencher um formulário:

Juntar todos os documentos impressos e enviar pelo correio ou entregar pessoalmente na CPAM de Paris.

DOCUMENTOS:

Cópia do passaporte, certidão de nascimento com tradução juramentada, contrato de trabalho, comprovante de residência na França (no caso de Au Pair, pode ser attestation d hebergement e uma conta de luz no nome da Host Family).

Assurance Maladie de Paris

SRI / adicione aqui o seu status: Stagiaire aide familial

75948 PARIS Cedex 19

Marcar uma consulta no médico

Se você quiser marcar uma consulta no médico, tendo a carta vitale ou não, você pode fazer isso pelo site: https://www.doctolib.fr/

Com o período de confinamento, eles fizeram inclusive uma opção de marcar uma consulta via Skype.

O site é bom para procurar médicos, consultórios ou especialidades na sua região, e por ele você consegue ver o preço das consultas e marcar um horário.

Se você não tiver a Carta Vitale e quiser passar no médico, você deverá pagar o valor completo da consulta, e pedir um papel para o médico, para que você possa pedir reembolso quando tiver em mãos sua Carta Vitale.

Alguns médicos não atendem pacientes novos! Nesse caso você não vai conseguir marcar com eles diretamente pelo site. Porque vai aparecer a opção “Esse médico não aceita novos pacientes”. Você vai precisar ligar na central e explicar o seu caso. Ou pedir para sua Host Family tentar te incluir no medico deles. (Claro que isso depende de cada região, em Paris tem muitooos médicos e consequentemente é mais fácil de encontrar um médico que esteja atendendo novos pacientes, enquanto em cidades menores isso vai ser um pouco mais difícil).

Viajar pela Europa

Após fazer a Carta Vitale e ter o numero de Securite Sociale em mãos, você pode fazer login no site da Ameli: https://www.ameli.fr/, criar uma conta e uma senha. E solicitar sua carta de seguro saúde europeu.

Esse cartão gratuito, chega na sua casa em apenas alguns dias, e com ele você pode ir no médico em qualquer país da Europa enquanto estiver viajando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s