Preciso ter experiência para ser babá na França?

Não. O programa de intercâmbio de Au Pair na França não exige que você comprove nenhum nível de experiência com crianças.

Diferente do intercambio de Au Ppair para os Estados Unidos, onde as agências pedem que você comprove no mínimo 200 horas de experiencia com crianças. Na Holanda as agencias também exigem que você comprove horas trabalhadas com as crianças. Essas horas são comprovadas por trabalhos em creches, escolas, teatro, musicas, esportes ou voluntariados que envolvam crianças de maneira profissional. E você precisa ter um papel dessa instituição que comprove que você trabalhou com as crianças por um determinado período.

Por que a França não exige isso?

Para ser au pair na França você não precisa fazer o processo através de uma agencia. Existem algumas agencias que ajudam nesse processo e essas agencias pedem sim que você comprove horas com crianças e nível do idioma inglês por exemplo.

Porém, as regras do programa de au pair em si não obrigam que você faça seu processo de intercambio através de uma agencia. Todo o processo pode ser feito por conta própria, buscando o emprego de babá (ou seja, buscando uma Host Family na França), através de sites gratuitos como aupairworld ou aupair.com. E depois de achar a família certa, basta fazer o contrato de trabalho e levar no consulado da região que você mora no Brasil e fazer seu visto de Au Pair. (Veja nesse post as etapas completas do processo)

O programa de Au Pair é regulamento na França?

Sim. O programa de intercambio cultural de au pair é totalmente regulamento na França. Por esse motivo existe um visto especifico de au pair. E existem regras como horas trabalhadas por semana (apenas 25h) e salário base (320 euros por mês).

Na França não existe uma LCC como nos Estados Unidos. (LCC é uma pessoa que vai ficar monitorando para saber se a au pair e a host Family estão seguindo as regras do contrato e as horas trabalhadas).

E se eu não me adaptar a família e quiser trocar de família (pedir Rematch)?

Caso você queira pedir rematch na França, as regras do programa estipulam que a família te dê duas semanas para você procurar outra família e que você dê duas semanas para a família procurar outra au pair. Isso nem sempre funciona na pratica. Por isso há tantos relatos de au pairs que ao pedirem rematch foram expulsas de casa ou passaram algum perrengue.

A maior dica para não passar perrengue é procurar uma outra família antes de pedir rematch. Assim, em caso de você ser expulsa você já tem uma nova família para ir. E também a importância de criar uma rede de amigos brasileiros, que possam te hospedar no caso de perrengue.

Eu mesma já hospedei algumas pessoas enquanto elas faziam o novo processo de busca de família. Isso é bem comum por aqui.

Como fazer o programa de au pair sem ter experiencia com crianças?

Obviamente nunca é recomendado que você comece um novo emprego sem ter nenhuma experiencia naquela área. A experiencia com certeza vai te dar mais segurança e vai facilitar a sua vida. Então você não precisa comprovar experiencia, mas TENHA a experiencia.

Se você quer fazer o intercambio de au pair, busque ter experiências com crianças o máximo que você puder. Nem que seja crianças conhecidas. Vizinhos, parentes.

Esse conhecimento vai te ajudar a ter uma noção do que te espera no seu ano de intercambio. Mas de fato, apenas uma noção. Porque cuidar de crianças no exterior, em outra cultura e outra língua, com certeza é bem mais desafiador do que parece. E a falta de conhecimento e de experiencia podem te prejudicar.

Dicas para obter experiencias com crianças

· ONGs que cuidam de crianças carentes

Eu fiz voluntariado em algumas Ongs que visitam crianças carentes, levavam produtos e também ateliê de artes e diversão. (A ONG SOLidare em Sp, por exemplo).

· Escolas de idiomas, esportes, artes, teatro

Existem diversas espalhadas pelo Brasil. Pense em alguma experiência que você tenha e que você possa contribuir. Ou você mesma pode criar um atelier e reunir crianças que você conhece para ministrar alguma aula.

· Eventos (animador de festa, monitor de jogos, etc)

Eu trabalhei em um salão de festa infantil, como monitora de crianças. Que cria brincadeiras, pinta o rosto das crianças, faz balão de cachorrinho etc. Foi bem fácil de conseguir e o salário não era lá aquelas coisas, mas foi excelente para eu obter mais contato com outros tipos de crianças.

· Babá

Obviamente também é uma experiencia válida, ofereça ser babá de alguma criança próxima a você, mesmo que não seja em troca de dinheiro. Mas de uma forma que você fique 100% responsável pela criança naquele determinado período.

Toda essa experiencia vai te ajudar a criar um bom perfil nos sites de busca de família. E vão te ajudar também a aprender a lidar com cada tipo de criança respeitando o tipo de educação dada por cada família.

Diploma na área da educação infantil

Você não precisa ser formado em educação infantil para se tornar au pair. Porém, se tiver a possibilidade de fazer algum curso ou ler algum livro que te ofereça mais métodos, eu te garanto que isso vai mudar a sua visão sobre isso.

Eu me arrependi muito de não ter aprendido mais sobre isso antes de ser au pair.

Hoje eu entendo muito mais cada dificuldade das crianças que eu cuidei. Coisas que eu achava que eram problemas comigo, na verdade era a criança manifestando um problema interno dela mesma, ou tentando alertar sobre uma dificuldade que ninguém via ou entendia.

Cursos que eu descobri nesse tempo:

Criando crianças criativas do Murilo Gun

Criatividade sem Limites com Bianca Solero

CAP petit enfance (Esse eu faço na França sobre aprendizado na primeira infância)

Diversos vídeos no canal da Isa Minatel no Youtube

Livros sobre crianças:

Pedagogia da autonomia de Paulo Freire

Já tentei de tudo – como lidar com birrar de Isabelle Filliozat

Além disso eu vivo indicando conteúdos relacionados as crianças ou compartilhando experiencias e aprendizados que eu tenho sobre o tema, lá no nos stories do instagram.

Se você conhece e indica alguma outro curso ou livro relacionado a isso, comenta ai nesse post para poder ajudar outras pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s