Como montar um perfil atrativo no AuPairWorld

Se você pensa em fazer o programa de intercâmbio de au pair na europa, mais especificamente na França, essas dicas são para você criar um perfil super atrativo e conseguir fechar um bom contrato com uma Host Family.

Eu sei que nosso primeiro pensamento relacionado ao intercâmbio é viajar muito, aprender um idioma, etc. Mas é importante lembrar que esse tipo de intercâmbio é sobretudo, UM EMPREGO.

E como qualquer emprego, você precisa de um bom curriculo, precisa de qualidades e habilidades para sair na frente de seus concorrentes. Então primeiro pense no seu perfil como um currículo para conseguir um emprego.

É claro que, precisa ter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A família está interessada em saber quem você é, afinal de contas eles vão conviver com você, mas eles também querem saber suas qualidades profissionais, suas experiências com crianças etc.

Dicas sobre o que colocar:

  • Se sua faculdade de formação não tem a ver com cuidar de crianças, aborde essa experiência, mas não se aprofunde.
  • Se você trabalha com educação infantil, aborde e se aprofunde. Não precisa contar todos os detalhes, escolha alguns pontos para detalhar (por exemplo: ensinei uma criança a ler, a experiência foi assim assim assado).
  • Coloque sua experiência com qualquer criança, não só profissionalmente. Descreva como você participou da criação do seu irmão ou primo. 
  • Se você não tem nenhuma experiência com crianças, procure uma experiência para colocar no perfil, como voluntariado ou baby-sitter pra vizinhos e conhecidos. Isso vai fazer diferença na hora da família te escolher.
  • Tente colocar coisas diferentes que você goste de fazer no seu tempo livre. 
  • Fuja um pouco de escrever coisas que todo mundo escreve, como “adoro passar tempo com a minha família”. No lugar disso escreva coisas como “eu e minha família almoçamos juntos todo fim de semana e acampamos juntos uma vez por ano”.
  • Coloque sua motivação para fazer o programa de intercâmbio de au pair, mas não se esqueça do equilíbrio entre profissional e lazer. Procure dizer o motivo de você querer passar um tempo fora do brasil e o motivo de ter escolhido o programa de au pair, o que isso poderá acrescentar na sua vida pessoal e profissional.
  • Se você não fala francês, não faça um perfil em francês. Eu sugiro que faça um perfil no idioma que você tem mais facilidade de se comunicar e que tenha chance de a família entender. Sendo assim, faça em inglês. É o idioma que provavelmente a família vai te abordar. E sim, a maioria das famílias falam ou entendem inglês na França. 
  • Eles geralmente se importam com experiências de independência pois aqui na França é normal com 18 anos você sair de casa e ir morar sozinha. Então conte suas experiências sabendo cozinhar, limpar, administrar a casa etc.

O que NÃO colocar:

  • você não precisa contar TODA sua vida no seu perfil. Somente as coisas mais relevantes. Lembre-se que você precisa fazer um perfil interessante o suficiente para dar abertura para fazer um Skype com a família, e no Skype é o momento onde você vai abordar itens mais profundamente. 
  • Reflita bem antes de abordar sobre assuntos delicados, problemas ou coisas que podem causar alguma dúvida na família e fazer eles desistirem de fazer um Skype com você para te conhecer melhor, a não ser que você se importe muito com isso. Por exemplo: “sou vegetariana”. Coloque isso no perfil se você quiser apenas atrair famílias que são vegetarianas também, por exemplo. 
  • Outra dica, no caso de ser vegetariana e quiser encontrar qualquer tipo de família e fizer questão de escrever isso no perfil: dê o “problema” e em seguida aborde a solução. Exemplo: sou vegetariana, mas não me importo de conviver com pessoas que comem carne, eu posso preparar a minha própria comida separadamente etc.
  • Não coloque seus requisitos de contrato no perfil. Os dados do contrato como salário, horas trabalhadas, ferias, moradia, são assuntos a serem negociados e tratados por e-mail posteriormente no fechamento do contrato. Colocar no perfil que você “só aceita família que ofereçam tal salário” parece arrogante e não dá abertura para negociação. 
  • NÃO MINTA NO SEU PERFIL!!!! Nunca! Esse pode ser um grande caso de rematch quando você chegar aqui na familia. Eu sei que a gente tem muita mania de “aumentar” um pouco nossas habilidades quando fazemos um curriculo, não é atoa o meme do curriculo sobre falar inglês, sendo que pessoalmente você não sabe formar uma frase simples. Porém nesse caso isso pode ser muito prejudicial. Se você não sabe dirigir, deixe claro para a familia que eles não podem contar com você no quesito direção. Não tem problema se você perder a familia por conta disso, outras familias irão aparecer. É muito melhor que você conseguir um match e quando chegar no país não conseguir dirigir e não puder fazer o que eles estão esperando de você.
  • Aquilo que você não sabe, comece a desenvolver. Por exemplo, se você ainda não fala francês, pode escrever que está estudando e se esforçando para ter um nível básico no dia que embarcar. Não coloque simplesmente “não falo francês” e sim “estou estudando”.

Além disso, saiba que é muito comum você receber muitas negativas. As familias recebem milhares de mensagens por semana, eles seriam incapazes de conversar com todo mundo. Não desista tão facil.

Outras dicas:

Escreva uma mensagem personalizada para cada familia que você for abordar. Leia o perfil deles, estude a região que moram e escreva algo que chame atenção quando eles abrirem sua mensagem. Lembre-se sempre que eles recebem milhares de mensagens e precisam estar atraídos por aquilo que você escreveu logo de cara, para que você tenha uma chance de conseguir um Skype com eles ou que pelo menos, leiam seu perfil.

Tente uma mesma abordagem com diferentes familias por algum tempo, se perceber que nenhuma se interessa, você pode mudar a abordagem aos poucos.

Sempre aceite fazer um Skype, mesmo que não esteja muito interessada nessa família. Fazer um Skype é uma oportunidade maravilhosa de poder treinar o idioma, treinar as perguntas e respostas que você irá fazer, e claro: de repente abrir a possibilidade de sentir uma conexão melhor com a familia.

Muitas familias são estranhas e parecem frias por mensagem, isso é o jeito deles de escrever sem usar memes ou risadas.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a escrever um perfil maravilhoso e encontrar a melhor família pra você!

Veja um vídeo sobre como evitar família perigo:

Bisou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s