JUNGFRAU: TOPO DA EUROPA

Jungfrau é uma montanha onde está localizada a estação de trem mais alta da europa, por isso o apelido “topo da europa”. Apesar disso ela mede 3.454 metros de altura e é menor que o Mont Blanc, que mede 4.809m (maior montanha da europa).

Jungfrau está localizada nos Alpes Suíços, perto da cidade de Berna, capital da Suiça. Em 2001 o local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

CURIOSIDADES DE JUNGFRAU

  • temperatura média na Jungfraujoch é de -7,9ºC, eu fui durante o inverno (inicio de janeiro) e estava -16ºC!
  • No topo da montanha fica a loja de chocolates (LINDT) e a relojoaria de maior altitude no mundo!
  • A partir da Jungfraujoch é possível observar a maior geleira da Europa, o Glaciar Aletsch, com 22 km de extensão.

COMO VISITAR: Veja algumas possibilidades:

1.  Comece por interlaken

Uma das maneiras de ir é começando por interlaken. A cidade possui duas estações de trem Interlaken Ost e Interlaken West. Os trens para subir a montanha saem de Interlaken Ost. O trajeto completo entre Interlaken e Jungfraujoch leva quase 2 horas. A paisagem dentro do trem é incrível e faz parte da experiencia de visitar o topo da europa, você nem percebe o tempo passar.

Há duas rotas diferentes (saindo de interlaken) para subir até o topo:

  • Interlaken => Grindelwald => Kleine Scheidegg => Jungfraujoch
  • Interlaken => Lauterbrunnen => Kleine Scheidegg => Jungfraujoch

É preciso fazer troca de trem em cada uma dessas paradas. O ideal é subir por um lado e descer pelo outro para poder observar diversos pontos diferentes da paisagem dos alpes.

2.  Comece por Grindelwald (a rota que eu fiz)

Como vimos na primeira rota, a cidade de Grindelwald fica na metade do caminho entre interlaken e o topo da europa. Eu escolhi essa rota porque queria me hospedar em Grindelwald, que é uma cidadezinha no meio dos Alpes, com uma paisagem de tirar o fôlego. Não me arrependi dessa escolha apesar de ter sido um pouco mais caro para se hospedar, do que seria em Interlaken.

Há duas rotas diferentes (saindo de Grindelwald) para subir até o topo:

  • Grindelwald => Kleine Scheidegg => Jungfraujoch (trajeto em trem)
  • Grindelwald => Jungfraujoch (trajeto em teleferico, NOVO)

É preciso fazer troca de trem na primeira opção. A segunda opção é um teleférico que foi inaugurado em 2020, que te leva de grindelwald até o topo em apenas 15 minutos. A paisagem é bem impressionante.

QUANTO CUSTA PARA SUBIR A JUNGFRAU

A Suíça é um dos lugares mais caros do mundo para viajar, mesmo pra mim que moro na França e ganho em euro, a viagem saiu bem salgada. Lembrando que a moeda oficial da Suíça é o Franco Suíço (CHF), o ticket custa a partir CHF 210.80 por pessoa.

O ideal é você acessar o próprio site oficial da Jungfrau e ver informações sobre os preços na época que você está indo, a partir de qual cidade você estiver saindo.

DESCONTOS E ONDE COMPRAR O TICKET

Swiss Travel Pass

Quem estiver viajando pela Suíça de trem (entre 3 e 15 dias), vale a pena comprar o Swiss Travel Pass, para ter um desconto no valor dos transportes publicos (trem, ônibus, barco) e também desconto nas atrações (de 25% ou 50%). É possível comprar o ticket na própria estação de trem, ou através da internet pelo site de transportes da Suiça, o  SBB.

Swiss pass

Para quem mora na Suiça ou em alguma região proxima a Suiça (eu moro na fronteira), vale muito a pena fazer o swisspass. É um cartão anual que te dá acesso a demi-tarif (meia tarifa) em qualquer transporte na suiça e também 50% de desconto em todas as atrações.

Sendo assim, eu paguei apenas CHF 105.00 para subir e descer entre Grindelwald e Jungfraujoch.

Meu trajeto foi subir de teleférico e descer de trem.

Observação importante: se você tem o swisspass ou swisstravel pass, quando for comprar o bilhete para subir em Jungfraujoch pelo site, saiba que é na ultima etapa antes do pagamento que você insere os dados do pass. (Eu levei um tempo procurando onde selecionava o bilhete com desconto, para descobrir que tem que selecionar o bilhete normal e avançar para a próxima etapa).

É possível comprar o ticket na própria estação de trem, ou através da internet pelo site de transportes da Suiça, o  SBB, você pode optar também por comprar pelo site da Jungfrau (mais recomendado), assim você também tem a possibilidade de reservar assentos no horário desejado (interessnte se estiver indo em alta temporada, para não ter que pegar longas filas e esperar horas pelo próximo trem ou teleferico).

O ticket na estação ou pela internet só pode ser pago em cartão.

O QUE VISITAR EM JUNGFRAUJOCH

Eu tive bastante dificuldade de entender o que era possível fazer uma vez que você chega no topo. Afinal de contas, o que tem lá em cima?

1. ESTAÇÃO DE TREM JUNGFRAUJOCH

Esta é a estação de trem mais alta do mundo, localizada no topo da Jungfrau.

2. SPHINIX TERRACE

O Terraço da Esfinge. Para chegar nesse terraço, basta pegar um elevador super rápido que leva até o observatório. O elevador sobe 108 metros em apenas 25 segundos! A vista lá de cima é incrível se o tempo estiver bom. Quando fui estava completamente nublado e nevando, tinha muito vento, então não dava para ver nada pelo terraço. (Veja o vídeo no final do post).

Dica de ouro: Veja as webcans antes de subir. No site da Jungfrau você consegue ver em tempo real como está o tempo lá de cima, lembre-se que é muito alto, e nem sempre vai estar o tempo parecido com a cidade lá em baixo.

3.  SNOW FUN PARK (Parque de diversões)

O bilhete de ida e volta mencionado anteriormente não inclui acesso a esse parque.

Um parque de diversões com esportes de inverno. É possível fazer tirolesa, snowboarding, andar de trenó.. Todos os equipamentos podem ser alugados no parque. O horário de funcionamento é de meados de maio a meados de outubro . Eu fui em janeiro, o tempo estava realmente ruim lá em cima, deve ser por isso que fica fechado nesse periodo.

Vale lembrar que para usufruir de todas essas brincadeiras é preciso pagar um valor adicional:

Parque de diversões:

  • Passe diário (todas as atividades): CHF 45 adultos / CHF 30 crianças
  • Ski & Snowboard: CHF 35 adultos / CHF 25 crianças
  • Tirolesa: CHF 20 adultos / CHF 15 crianças
  • Tubing ou Trenó: CHF 20 adultos / CHF 15 crianças
  • Trenó especial: CHF 25 adultos / CHF 20 crianças

4. ALPINE SENSATION

Esse espaço atual, repleto de imagens, luz e som e estátuas. Nesta área também fica um enorme globo de neve gigante todo decorado e iluminado.

5. ICE PALACE

O Palácio de Gelo abriga muitas obras de gelo criadas por diversos artistas, como águias, pinguins e ursos. É muito frio mesmo e super escorregadio, pois até mesmo o chão é feito de gelo! Vá com calma, segurando no corrimão e tomando cuidado onde pisa, eu escorreguei algumas vezes.

6. PLATEAU GLACIAR

Esta área é excelente para fotos com a bandeira da Suíça (se o tempo estiver ensolarado, não foi o caso, como podem ver na foto abaixo, risos). Mas as fotos com o dia bem ensolarado você pode encontrar facilmente no google, é realmente magnifico.

Veja outras fotos

Jungfraujoch – Top of Europe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s